Ginecologia de Rotina

Ginecologia de Rotina

Em todas as consultas de rotina busco analisar as queixas e avaliações da saúde geral de cada paciente, pois o bem estar é a soma de vários fatores que contribuem para se ter uma qualidade de vida. Realizo o acompanhamento de doenças comuns como hipertensão, diabetes, alterações hormonais de tireoide, depressão, entre outras. Doenças que interferem na saúde da mulher como um todo devem ser avaliadas sempre pelo ginecologista. Doenças ginecológicas: avaliação de queixas e doenças ginecológicas específicas como miomatose uterina, corrimentos, infecções, alterações hormonais, assim como rotina ginecológica completa.

PRINCIPAIS EXAMES GINECOLÓGICOS

Para que o quadro de saúde da paciente seja avaliado de forma completa, o ginecologista utiliza uma série de exames que auxiliam na prevenção, diagnóstico e tratamentos de doenças que possam comprometer a qualidade de vida da mulher.

Toque Vaginal:

Este é o exame mais simples e realizado na própria consulta de rotina. Através dele é possível analisar a região vaginal, o colo e o corpo do útero. É fundamental para o diagnóstico de doenças como a endometriose ou inflamação pélvica.

Papanicolau:

Neste exame, o ginecologista faz a coleta de material como células e secreções da parede vaginal com o objetivo de serem analisados mais detalhadamente em laboratório, sendo possível detectar inflamações, displasias e doenças como HPV e o câncer de colo do útero

Colposcopia:

É realizado com a ajuda de um aparelho chamado colposcópio, que permite o aumento da visualização em até 40 vezes o tamanho normal da região analisada. Recomenda-se que seja realizado fora do período menstrual.

Ultrassom pélvico

Indicado para detectar qualquer alteração como pólipo, mioma, cisto, nódulo no útero, ovários e demais órgãos genitais. Através do ultrassom pélvico também é possível acompanhar a gravidez, controlar ovulação nos casos de mulheres que querem engravidar ou ainda que realizam tratamento de infertilidade.

Exame clínico de mama:

Realizado para examinar as mamas, a fim de encontrar sinais e sintomas de doenças. Também é possível notar , alterações de pele, pigmentações, cicatrizes, simetria, contornos, retrações e abaulamentos, dando atenção especial às aréolas e papilas.