Obstetrícia Humanizada

Obstetrícia Humanizada

Um dos momentos mais especiais para uma mulher é, sem dúvidas, o da gravidez. Período em que todas as emoções afloram e a descoberta do amor materno aparece. O acompanhamento com o obstetra também faz parte deste momento, pois  a gestante deverá ser assistida todo mês durante a gestação.

O acompanhamento se dá desde a consulta pré-natal que consiste, no primeiro momento, orientar não só a gestante, mas o casal sobre as mudanças naturais que ocorrem no corpo da mulher.  Falar também sobre os tipos de partos e sobre o que se deve fazer para se preparar tanto físico quanto psicologicamente para quando a tão esperada hora chegar. Além disso, a gestante passará por exames em toda consulta para verificar níveis de pressão, controle de peso, o tamanho do útero e batimentos fetais.

A obstetrícia humanizada visa acompanhar a gestante além dos exames e consultas de rotina, tem o objetivo de tornar este momento mais íntimo, seguro e humanizado, promovendo um envolvimento muito maior da própria mãe com o bebê, amenizando medos e frustrações.

O que é o parto humanizado?

Quando falamos em obstetrícia humanizada estamos incluindo também o momento do parto. Neste sentido, a  mulher é a protagonista de seu parto, e nós obstetra e equipe médica, estamos ali para dar o apoio e prestar assistência, sempre alinhando os desejos e necessidades de cada família com a segurança do procedimento, respeitando também o tempo do próprio bebê. Além disso, o parto humanizado é aquele realizado em ambiente dedicado a este momento com conforto e segurança, com mínimas intervenções, respeitando o plano de parto e a privacidade do casal, permitindo que este possa vivenciar da melhor forma o magnífico processo de chegada de um bebê.

Por isso, a obstetrícia humanizada  vai desde a assistência até o momento do parto e pressupõe uma relação de respeito estabelecida entre os profissionais de saúde e as mulheres durante todo o processo de gravidez.